quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

primeiro quadrinho / first comic


aqui temos um quadrinho novo que fiz, usando um pequeno pedaço de colagem. uma coisa que aparentemente tem angustiado algumas pessoas que veem meus quadrinhos é a falta do figurativo, a completa busca de um trabalho mais expressionista. por muitos anos o hiper-realismo tem me incomodado - não por dificuldade de fazer (inclusive estou começando neste momento uma estória em estilo hiper-realista, pra mostrar que não o faço por preguiça...) mas o estilo não me deixa confortável ao fazer. só me sinto bem e bem expresso quando apelo pro expressionismo puro. e lendo sobre as motivações do estilo, me encontrei totalmente. estas manchas me ajudam a dizer muito mais do que sinto que um trabalho realista. neste quadrinho, "Blodd Experience / Experiência de Sangue", uso a teoria de que experiências traumatizantes (como uma grande perda de sangue) levam pessoas a divinações e aluçinações. isso leva alguns mais céticos a acreditarem que as ditas "experiências pós-morte" nada mais são do que essas alucinações.
indiferente disso, resolvi fazer um quadrinho que analisasse a possibilidade icônica disso. começo com os efeitos de close - tão comumente explicados em livros como o "quadrinhos e arte sequencial", de Will Eisner - para dar um clima emotivo, e faço uma "mancha" representando o torpor pré-alucinatório. por fim, a colagem está ali para representar os presságios, as alucinações propriamente ditas, numa explosão icônica e aparentemente sem sentido. legal, né?
abraços a todos, breve tem mais!

o que vem a ser....


aqui irei postar quadrinhos - alguns já conhecidos de outros locais, alguns exclusivos - da minha produção. também colocarei aqui alguns zines virtuais, sempre tentando disponibilizar ao mesmo tempo versões em inglês e português. sintam-se a vontade para ler e comentar. em alguns momentos, irei escrever aqui devaneios sobre o que tenho visto no mundo dos quadrinhos que me agrada ou desaponta - opinião pessoal.
divirtam-se, assim como me divirto fazendo quadrinhos!
abraços,
Roberto Hollanda

here I´ll post comics - some already known from other sites, some totally new - produced by me. I´ll post here some e-zines, always trying to display english and portuguese versions. feel free to read and comment. in some moments, I´ll write some thoughts anbout the world of brazilian comics, telling things that I like and even dislike - personal opinions.
have all the fun of it, as i have fun doing co
mics!
a great Hug,

Roberto Hollanda